A Altice está a abrir a opção de vir a abdicar de uma posição até 20% para os investidores nacionais. Segundo o Jornal de Negócios, o grupo francês pode vir a negociar com a Semapa, empresa liderada por Pero Queiroz Pereira e que se tinha aliado aos fundos Apax e Bain, a proposta concorrente dos franceses.

A Altice surgiu sozinha nas negociações com a Oi, mas há menos de um mês assinou um acordo comercial com os CTT. Mas uma vez que os Correios afastaram qualquer participação de capital, a francesa pode abrir a opção a outros investidores portugueses.

Se a Semapa se desvincular da proposta concorrente, pode muito bem ser essa a opção. Outra das possibilidades passa pelos acionistas da PT SGPS. Os franceses podem aproximar-se dos grandes acionistas da holding, nomeadamente o Novo Banco, Visabeira, Ongoing e Controlinveste.

Para já, a Altice ainda não recolheu manifestações de interesse para esta participação, sendo expectável que aconteça apenas depois da assembleia geral da PT SGPS, marcada para o dia 12 de janeiro.