[Atualizada às 19:21]

O grupo Ángeles aumentou para 4,50 euros o valor da oferta no âmbito da oferta pública de aquisição à Espírito Santo Saúde. A informação consta do prospeto enviado esta sexta-feira à Comissão de Mercado e Valores Mobiliários.

A oferta inicial do grupo mexicano, conhecida a 19 de agosto, estabeleceu o preço de 4,35 euros por ação. Mas já em setembro a OPA concorrente do grupo José de Mello Saúde ofereceu 4,40 euros por ação, mais 0,10 euros que os mexicanos da Ángeles. Agora, os mexicanos oferecem mais 0,10 euros que o Grupo Mello.

Segundo o prospeto,o prémio oferecido em relação ao preço das ações da ES Saúde no momento da oferta pública inicial é de 40,63%.

A constante valorização das ações da cotada fazia prever uma retificação às ofertas iniciais, já que os títulos, no mesmo dia do lançamento da OPA Mello, já ultrapassavam o valor da oferta.

No prospeto o grupo Ángeles sublinha ainda que o Governo deu luz verde à OPA. Recorde-se que, devido ao facto de o Hospital Beatriz Ângelo funcionar em regime de parceria público-privada, o Ministério das Finanças e o Ministério da Saúde tinham de avaliar se a empresa cumpria os requisitos no contrato de gestão.

Esta sexta-feira, e apesar de encerrar a sessão bolsista em queda, as ações da Espírito Santo Saúde fixaram o preço em 4,70 euros, ou seja, 0,20 euros acima do valor agora oferecido pelo grupo mexicano.

Resta saber se o grupo Mello irá subir também a sua oferta, para superar a dos mexicanos.

A Espírito Santo Saúde teve lucros de 8,7 milhões de euros nos primeiros seis meses do ano, uma subida de 44,3% relativamente ao período homólogo.

A ES Saúde é dona, entre outros ativos, do Hospital da Luz, em Lisboa, e gere, em regime de Parceria Público-Privada, o Hospital de Loures.

É atualmente detida maioritariamente pela Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo e que, a pedido da própria, se encontra sob gestão controlada pelo Tribunal do Comércio do Luxemburgo desde o dia 29 de julho. Espera-se que a juíza profira a decisão a 06 de outubro, uma decisão que terá impactos nesta operação.