O PSI20 encerrou a perder 0,76%, uma descida apenas acompanhada por Madrid, numa sessão volátil, em que os investidores guardaram posições antes da reunião mensal do Banco Central Europeu esta quinta-feira.

O índice FTSEurofirst, composto pelas 300 maiores cotadas da Europa, subiu 0,41%.

A bolsa lisboeta reverteu os ganhos da abertura e fechou principalmente penalizada pela queda de 1,58% da Galp Energia, a seguir o recuo do preço do barril de crude para 49 dólares.

No sector financeiro, o Banif  perdeu 3,77% e o bcp  1,15 pct. O BPI subiu 0,67 pct.

O conglomerado Semapa  perdeu 2,95%para 12 euros e o peso-pesado EDP  0,88%. A construtora Mota Engil tombou 4,7% para 2 euros por ação.

Pela positiva, as retalhistas: a Jerónimo Martins  subiu 1,09% e a Sonae  1%.

No mercado de dívida, o Tesouro vendeuesta quarta-feira 3.000 milhões de euros numa emissão sindicada de Obrigações do Tesouro a sete anos, com a procura a atingir os 5.000 milhões e uma taxa de juro de referência de 148 pontos base acima do mid-swap.

Após números fracos da economia chinesa, nomeadamente da indústria transformadora, terem castigado fortemente as praças europeias, a sessão de hoje acabou com os principais índices de referência em alta.

Investidores estão "com nervos frágeis"

As bolsas asiáticas fecharam estáveis, com várias corretoras chinesas a alocarem fundos para comprar acções, reagindo ao pedido do Governo de Beijing.

Paul Chesterton, trader na Peregrine & Black, avisou, contudo, que "os nervos dos investidores estão um tanto frágeis, as pessoas estão incerteza se esta é uma boa oportunidade de compra ou não".

O foco dos investidores está direccionado para o encontro de política monetária do BCE esta quinta-feira, esperando-se que sinalize a expansão dos estímulos monetários para estimular o crescimento.

Crescentes preocupações sobre as perspectivas da economia chinesa e com a subida das taxas de juros directoras pelo Sistema da Reserva Federal dos Estados Unidos têm suportado a procura por obrigações soberanas de refúgio, com ratings mais elevados.