Os juros da dívida soberana de Portugal estavam esta segunda-feira a subir a dois anos e cinco anos e a descer a dez anos, em relação a sexta-feira passada.

Cerca das 08:55 de hoje, os juros a dois anos estavam a ser negociados a 3,113%, acima dos 3,056% do encerramento na sexta-feira passada.

Na maturidade dos cinco anos, os juros exigidos pelos investidores no mercado secundário negociavam a 4,901%, acima dos 4,881% do fecho na terça-feira.

Os juros a dez anos estavam, por sua vez, a cair, com as obrigações neste prazo a serem transacionadas a 6,023%, contra os 6,044% de sexta-feira.

Os juros da dívida soberana da Irlanda estavam, por sua vez, a descer a dois e cinco anos, mas a subir ligeiramente a dez anos.

Os juros da dívida da Irlanda, desde que Dublin terminou oficialmente a 15 de dezembro o programa de ajustamento solicitado em 2010 à União Europeia (UE) e ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 85 mil milhões de euros, têm, no entanto, apresentado uma tendência de descida em todos os prazos.