O grupo francês Altice quer comprar a PT Portugal à operadora brasileira Oi, avança o «Jornal de Negócios».

Já segundo o «Diário Económico», as conversações estão a decorrer no Brasil há várias semanas e os bancos que vão assessorar a avaliação da compra até já foram escolhidos: Goldman Sachs e Morgan Stanley.

Os analistas do Banco Espírito Santo Investimento (BESI) consideram que «a única explicação possível» para a Oi vender o negócio em Portugal é a necessidade de levantar financiamento para comprar a Tim, segundo uma nota a que o mesmo jornal teve acesso.


A investida dos franceses sobre a PT Portugal estará, segundo a revista «Veja», dependente de outro negócio. A Italiana TIM e a brasileira Oi preparam-se para explorar o mercado brasileiro, juntas.

Após a fusão com a Oi, a portuguesa ficou com 25% da brasileira, mas corre o risco de ser apenas uma acionista de referência. A PT saiu mal na relação com os brasileiros depois do investimento ruinoso de 900 milhões de euros na Rioforte, holding do Grupo Espírito Santo.

Zeinal Bava pode também estar de saída da presidência da Oi.

A Altice é dona da Cabovisão e da Oni. A avançar, significa o fim do projeto luso-brasileiro que estava subjacente à fusão entre a portuguesa e a brasileira.