O euro caiu esta quarta-feira ligeiramente face ao dólar, após os indícios de um ataque internacional à Síria estarem a levar os investidores a procurarem os metais preciosos como refúgio.

Pelas 18:30, a moeda única europeia valia 1,3321 dólares, abaixo dos 1,3384 dólares a que negociava na terça-feira, de acordo com os dados da agência de informação financeira Bloomberg.

Deste modo, o dólar atinge hoje o seu valor máximo numa semana por causa do «pouco apetite de risco», embora as «moedas dos mercados emergentes e no dólar australiano», sobre tudo a rupia índia, tenham resistido ao aumento do valor do dólar, disse à agência Bloomberg Robert Sinche, da Pierpont Securities Holdings LLC.

O dólar é tradicionalmente considerado um investimento seguro, crença que teria provocado esta compra de ativos e a sua valorização face ao euro, segundo diversos especialistas.

O preço do ouro atingiu hoje o valor mais alto em três meses nos Estados Unidos, após os receios do citado ataque internacional à Síria estarem a levar os investidores a procurarem os metais preciosos como refúgio.

O preço do barril de petróleo em Nova Iorque atingiu hoje o máximo desde maio de 2011, impulsionado pelos receios de que os conflitos na Síria afetem o fornecimento de crude no Médio Oriente.



Divisas...............hoje............................terça-feira



Euro/dólar............1,3321..........................1,3384



Euro/iene.............130,11..........................130,10



Euro/libra............0,85871.........................0,86159



Dólar/iene............97,68...........................97,20