Estudantes da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) organizam um jogo de simulação bolsista, intitulado «The Trading Game», entre 24 de fevereiro a 24 de março, escreve a Lusa.

Todos os estudantes da Universidade de Coimbra, mediante inscrição gratuita, poderão, durante um mês, transformar-se em investidores e fazerem apostas fictícias, tendo em conta as variações reais da bolsa portuguesa, explicou Ana Fidalgo, diretora de eventos da Júnior Empresa de Estudantes da FEUC (JEEFEUC), que promove a iniciativa.

Cada estudante inscrito terá 100 mil euros para gerir em compra e venda de ações das empresas cotadas na bolsa de Lisboa, ganhando quem conseguir arrecadar mais dinheiro, no final do mês de competição.

Esta iniciativa, que é inédita na Universidade de Coimbra, pretende «reforçar algumas competências dos estudantes», sendo que, «qualquer pessoa, seja ou não de Economia, pode participar», apenas «tem que gostar de jogar, arriscar e investir», disse à Lusa Ana Fidalgo.

«Desde que tenha alguns conhecimentos na área dos mercados, consegue facilmente jogar», referiu, frisando que o «principal objetivo é que os estudantes estejam a par daquilo que se passa e até que possam partir daqui futuros investidores» na bolsa.

Ninguém da organização intervém nas flutuações, sendo que apenas se trabalha «com dados reais» e «empresas reais», com o investimento a ser a única parte fictícia do jogo.

Para a organização desta iniciativa, a JEEFEUC conta com a ajuda da plataforma Go Bulling, que «já trabalha ao nível destes jogos», contou Ana Fidalgo.

Haverá prémios para os três primeiros classificados e as inscrições, que começaram a 11 de fevereiro, prolongam-se até ao dia 22, sendo possível consultar mais informações no endereço https://www.facebook.com/TTGJEEFEUC.