O Estado, acionista único da Parpública, vai receber dividendos de 50 milhões de euros relativos ao exercício de 2013, foi esta quinta-feira aprovado em Assembleia Geral.

De acordo com as deliberações aprovadas hoje pelo acionista único e publicadas em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), estes 50 milhões de euros são uma parte dos 585,4 milhões de euros de resultados do exercício de 2013. Quanto aos restantes 535,4 milhões de euros, seguem para resultados transitados.

A assembleia geral hoje realizada aprovou ainda o relatório financeiro e as demonstrações financeiras separadas e consolidadas da holding do Estado, tal como o relatório do governo da sociedade, relativos a 2013.

O acionista Estado aprovou ainda uma declaração sobre a política de remuneração do Conselho de Administração, no cumprimento da Lei nº 28/2009, de 19 de junho, e votou favoravelmente um voto de confiança no Conselho de Administração e no Revisor Oficial de Contas.

A Parpública é a holding que gere as participações do Estado e registou em 2013 um aumento significativo dos resultados, na ordem dos 50%, devido, sobretudo, à alienação de participações em várias empresas públicas, como a EDP e a ANA-Aeroportos de Portugal.