A Pontegadea Investimentos, sociedade de Amancio Ortega (dono da Zara), chegou a acordo para vender ao grupo chinês HNA a participação de 4,059% que detinha no capital de NH Hoteles por 52,55 milhões de euros.

O contrato de compra e venda subscreveu-se no passado dia 11 de outubro, segundo informou hoje a companhia chinesa à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV).

Este preço representa uma mais-valia de 3,1% face ao preço das ações da NH Hoteles no fecho da sessão de terça-feira, 4,070 euros.

Quando se concretizar a operação, o HNA Group consolidar-se-á como acionista de referência da cadeia hoteleira, onde controlará 24,05% do capital.

Para que a operação se concretize são necessárias autorizações das autoridades chinesas, entre as quais a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, o Ministério de Comércio e outras entidades.

O grupo chinês entrou no capital na cadeia hoteleira em abril, quando assumiu uma participação de 20% durante a ampliação de capital da empresa, por um valor de 234,28 milhões de euros.

Além do grupo chinês os principais acionistas do grupo hoteleiro são a Hesperia, com 20%, e o BFA-Bankia com 12,5 por cento.