A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) suspendeu esta quinta-feira a negociação das ações da Portugal Telecom, SGPS, «até à divulgação de informação relevante sobre o emitente», informou o regulador num comunicado.

Cerca das 13:05, pouco antes de terem sido suspensas, as ações da PT estavam a cair 0,30% e cotadas a 1,002 euros.

A CMVM anunciou na quarta-feira que a empresária angolana Isabel dos Santos teria de subir o preço da oferta sobre a PT SGPS para ficar dispensada de lançar uma OPA subsequente, na sequência de um requerimento da Terra Peregrin - Participações SGPS (pertencente à empresária angolana).

Depois de analisada a fundamentação da Terra Peregrin, o regulador concluiu «que a contrapartida a oferecer para que a oferta voluntária possa ser qualificada como derrogatória deverá conformar-se com o valor resultante da aplicação do critério do preço médio ponderado», segundo o artigo 188.º do Código de Valores Mobiliários.

«Não só se verifica inaplicável ao presente caso qualquer das presunções de falta de equidade a que se refere o número três do mesmo artigo, como não se vislumbra qualquer fundamento para afastar a aplicação do preço médio ponderado, tendo especialmente em consideração que o título em questão é dotado de elevada liquidez e que a cotação não foi afetada, enquanto critério de avaliação, por acontecimentos que tenham distorcido os mecanismos em que assenta a sua formação», argumentou o regulador.

A 04 de dezembro, o administrador da Terra Peregrin, Mário Silva, tinha afirmado que a empresa não iria mexer no preço da OPA, que é de 1,35 euros por ação.

Segundo o «Diário Económico», Isabel dos Santos deve hoje comunicar à CMVM que deixa cair a OPA sobre a PT SGPS.

A 09 de novembro, a Terra Peregrin anunciou a sua intenção de comprar a PT SGPS, oferecendo mais de 1,21 mil milhões de euros pela totalidade das ações da empresa portuguesa, ao preço de 1,35 euros por ação.

A oferta é destinada a 100% do capital da PT SGPS, a qual detém 25,6% da operadora brasileira Oi, enquanto esta detém 10% da PT SGPS.