O PSI-20 abriu a sessão em alta e segue a valorizar 1,32%, nos 5.113,78 pontos, com o setor da banca a acumular ganhos e a puxar pelo índice.

O BPI dispara 3,7%, para os 98 cêntimos, depois desta quarta-feira ter anunciado que vai avançar com uma cisão, destacando os ativos em Angola e Moçambique para uma nova sociedade a ser cotada na Euronext Lisbon, visando resolver o problema da exposição a grandes riscos, principalmente em Angola.

Também o BCP está a ser contagiado por este otimismo dos investidores: sobe 3,4%, com os títulos a cotar a 0,05 euros.

Destaque também para o setor da energia, com a Galp a avançar 1,5%, nos 8,93 euros. A EDP soma 1,1%, com os títulos a cotar a 3,31 euros.

Na Europa, os principais índices abriram a sessão em alta, naquela que é a primeira sessão do quarto trimestre, seguindo valorizações nas bolsas da Ásia e dos Estados Unidos.

Frankfurt soma 2.2%, Paris e Londres avançam 1,2%, Madrid ganha 1,1% e Milão aprecia 0,8%.

Os principais índices bolsistas norte-americanos fecharam o terceiro trimestre com um rally, avançando entre 1,4% e 2,26%, com os investidores a aproveitaram oportunidades após quedas recentes.

A atividade industrial na China caiu para mínimos de mais de seis anos em Setembro, enquanto um índice do sector dos serviços caiu pelo segundo mês seguido, e para mínimos de Julho de 2014.

No entanto, os operadores vêem estes dados fracos a provocarem uma reação do governo de Beijing com novos estímulos económicos, levando as bolsa de Xangai a subir 0,5% e de Hong Kong 1,4%.