As quedas de Jerónimo Martins e NOS levam o índice PSI20 a cair 0,2%, numa sessão volátil e de quedas na Europa, com os investidores na expectativa sobre a apresentação das conclusões da reunião de política monetária do Sistema da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed).

Em Portugal, hoje o destaque serão os resultados do BPI após o fecho, e do Santander Totta, cuja casa-mãe anunciou uma descida de 98% do lucro no quarto trimestre.

Segundo o Caixa BI, nota a Reuters, o BPI terá obtido um lucro de 43,8 ME no quarto trimestre de 2015, face ao prejuízo de 49,3 ME um ano antes, beneficiando de uma subida na margem financeira, mas o foco está na proposta da parceira Unitel para ficar com o controlo da rentável unidade angolana.

O BPI cai 0,1% e o Millennium bcp 0,3%. A Jerónimo Martins recua 0,6%. Na sessão anterior, a retalhista fechou a disparar 4,7%, beneficiando do anúncio da nova taxa a ser aplicada aos retalhistas na Polónia, que será inferior ao temido.

Ontem, o ex-CEO do Banif disse que a venda da atividade do Banif por 150 milhões de euros (ME) ao Santander na intempestiva resolução em Dezembro foi bastante pior do que este oferecia na venda voluntária, referindo que tem de haver 'uma moeda de troca' e criticando Bruxelas e o Banco de Portugal (BP).

A telecom NOS contrai 0,2%, tal como a EDP. As ações da EDP Renováveis negoceiam estáveis, nos 7 euros.

A eletricidade produzida pela EDPR cresceu 8% em 2015, face ao ano anterior, apoiada num aumento da capacidade e na resiliência do fator de utilização, anunciou a empresa.

Pela positiva, a Galp Energia ganha 0,5% para 10,17 euros, apesar de ter sofrido um corte de preço alvo do Credit Suisse para 10,1 euros, de 10,7 euros antes.

"A Galp está exposta a recursos de elevada qualidade no Brasil e Moçambique, mas as questões estão acima de terra", afirmaram os analistas do Credit Suisse.

"A proposta de valor do gás natural liquefeito (LNG) de Moçambique é difícil de avaliar; há crescente incerteza na procura de compradores asiáticos num momento de preços do crude baixos e voláteis, que cria um ambiente mais desafiante para os vendedores", explicaram.

A Semapa avança 1% e a Pharol 0,9%.

O Stoxx 600 cai 0,6%.

Os investidores estarão atentos ao anúncio da Fed às 19:00 horas, dissecando quaisquer sinais sobre o ritmo previsto para a sequência de subidas de taxas de juro.