As principais bolsas europeias abriram esta segunda-feira em alta, numa sessão que se prevê calma devido ao encerramento da City, Londres, e de Wall Street, Nova Iorque, depois da conclusão das Europeias.

O Euro Stoxx 50, índice que representa as principais empresas da zona euro, estava a subir 0,63% para 3.223,39 pontos.

As bolsas de Paris e Frankfurt estavam a subir 0,22% e 0,80%, enquanto as de Madrid e Milão estavam a subir 0,53% e 2,36%, respetivamente.

Depois de ter iniciado o dia em baixa, a bolsa de Lisboa mantinha a tendência e, cerca das 09:15, o índice PSI20 estava a descer 0,15% para 6.907,75 pontos.

Em Nova Iorque, Wall Street fechou em alta na sexta-feira, com o Dow Jones a subir 0,38% para 16.606,27 pontos, depois de ter subido a 13 de maio até aos 16.715,40 pontos, o valor máximo desde que foi criado há 128 anos.

Ao nível cambial, o euro abriu hoje em baixa no mercado de divisas de Frankfurt, a cotar-se a 1,3621 dólares, contra 1,3632 euros a que terminou na sessão anterior.

O Banco Central Europeu (BCE) fixou na sexta-feira o câmbio de referência da divisa europeia em 1,3630 dólares.

O efeito dos resultados das eleições europeias vai ficar hoje atenuado devido em parte ao encerramento de dois dos maiores mercados financeiros do mundo, Wall Street e City londrina, prevendo-se uma sessão calma com volumes transacionados modestos nas restantes bolsas europeias.

A City está hoje fechada devido ao Spring Bank Holiday e Wall Street devido ao Memorial Day.

As principais referências do dia de hoje vão ser a emissão de dívida da Alemanha a um ano e o discurso do presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, numa conferência sobre política monetária que está a decorrer na Penha Longa.

Os investidores acreditam que Draghi pode clarificar hoje qual a política do BCE e se está disposto a adotar novas medidas de estímulo económico.

O barril de petróleo Brent, para entrega em junho, abriu hoje em baixa, a cotar-se a 109,83 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,71 dólares do que no encerramento da sessão anterior.