As valorizações da Galp Energia e do Millennium bcp levam a Bolsa de Lisboa a subir 1% e acompanhar os ganhos das pares europeias, com os investidores otimistas quanto a um acordo na Grécia em breve.

Segundo a Reuters, esta manhã, à entrada da cimeira entre a União Europeia e América Latina, a Chanceler alemã, Angela Merkel, disse aos jornalistas que "Atenas está empenhada em intensificar as negociações com os credores de forma a resolver as questões em aberto e evitar o incumprimento no final do mês.

O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, reuniu ontem à noite com os líderes da Alemanha e França e já tinha anunciado que pretendia intensificar as negociações com os credores de Atenas.

O índice FTSEurofirst 300, que integra as 300 maiores cotadas europeias, ganha 0,53%.

Entretanto, a Standard & Poor's desceu o rating soberano da dívida grega para 'CCC' de 'CCC+', questionando a sustentabilidade da dívida do país, após ter adiado o pagamento ao Fundo Monetário Internacional.

Atenas precisa de alcançar um acordo com os credores internacionais e desbloquear o financiamento que o país necessita com urgência, pois terá de reembolsar 1.600 milhões de euros (ME) ao FMI no final do mês.

Ontem, o Banco Central Europeu subiu a linha de liquidez de emergência aos bancos gregos em 2.300 ME, para um total de 83.000 ME, dado que o impasse nas negociações com os credores está a chegar a um ponto crítico.