O índice PSI20 segue nesta sessão de quarta-feira em recuperação. As valorizações de 2% dos pesos-pesados Portugal Telecom (PT) e Jerónimo Martins são os principais suportes da tendência positiva da Bolsa portuguesa, que encabeça os ganhos de uma Europa de olhos postos na Fed.

Ontem, a PT já tinha disparado 6%, impulsionada pela

notícia que a Telecom Italia está a considerar adquirir a brasileira Oi, com quem a PT está em processo de fusão.

A dar suporte adicional, as energéticas EDP-Energias de

Portugal e Galp Energia ganham menos de 1% para, respetivamente, 3,42 euros e 13,30 euros.

Já o BPI está a ser alvo de alguma tomada de mais-valias após os ganhos de sessão anterior, a perder 0,1% para 1,61 euros, após ter ontem beneficiado de notícias que deram

conta do possível interesse em adquirir o Novo Banco.

O índice PSI20 sobe 0,9% para 5.868,20 pontos, com 11 dos seus 18 títulos acima da linha de água, tendo-se negociado 63,6 milhões de ações, ou 17,2 milhões de euros (ME), na NYSE Euronext Lisbon, segundo a Reuters.

Europa também recupera

Os principais mercados acionistas europeus seguem com ganhos de até 0,9% em Lisboa, a recuperarem dos mínimos de duas semanas ontem tocados e de olhos na reunião da Reserva Federal norte-americana (Fed), que deverá esclarecer se pretende subir as taxas de juro antes do previsto e divulgar projeções económicas até 2017.

Do outro lado do Atlântico, os futuros do Dow Jones e do Nasdaq cedem 0,1% e fazem antever um arranque em queda ligeira de Wall Street.