O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, estava esta quinta-feira de manhã em alta, a subir 0,64%, alinhado com as principais bolsas europeias.

O PSI20 estava a subir 0,64% para 7.209,58 pontos, com 17 cotadas a negociarem em terreno positivo, duas estáveis e apenas uma a descer.

As ações da PT, Altri e Espírito Santo Financial Group eram as que registavam maiores valorizações, estando a subir 1,69%, 1,22% e 1,02%, respetivamente.

As cotações da PT, Altri e Espírito Santo Financial Group estavam a valer 2,945 euros, 2,316 euros e 2,78 euros, respetivamente.

Ao contrário, os «papéis» dos CTT eram os únicos que estavam a descer, estando a cair 0,16% para uma cotação de 7,758 euros.

Entretanto, as principais bolsas europeias abriram hoje em alta, depois de a Reserva Federal norte-americana (Fed) ter assegurado na quarta-feira que as taxas de juro permanecerão baixas.

Ao nível cambial, influenciado pelas medidas do BCE, o euro abriu hoje em alta no mercado de divisas de Frankfurt, mas abaixo dos 1,36 dólares, a cotar-se a 1,3588 dólares, contra os 1,3572 dólares no encerramento da sessão anterior.

Depois de conhecida a decisão da Reserva Federal norte-americana (Fed) de cortar mais 10.000 milhões de dólares do programa de estímulos monetários, os investidores vão estar hoje pendentes da reunião do Eurogrupo, durante a qual os ministros de Economia e Finanças da zona euro analisarão diferentes aspetos das políticas na região da moeda única e estudarão a situação no Chipre, Grécia, Portugal e Irlanda.

Entretanto, o cenário internacional continua condicionado pelas tensões no Iraque e na Ucrânia, com os investidores atentos aos desenvolvimentos da escalada de violência no Iraque e da deslocação da ofensiva dos jihadistas para Bagdade, que poderão provocar perturbações na oferta deste país produtor e consequentemente nos preços do 'ouro negro', que já começaram a subir.

O Iraque produz atualmente 3,33 milhões de barris por dia, segundo a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP), sendo o segundo maior produtor de petróleo mundial, a seguir à Arábia Saudita e à frente do Irão e do Kuwait.

A 05 de junho passado, o BCE cortou a taxa de juro diretora em 0,1 pontos percentuais, para o novo mínimo histórico de 0,15%, e anunciou a realização de duas injeções de liquidez de longo prazo (quatro anos) em setembro e dezembro deste ano, no valor de 400 mil milhões de euros.

O barril de petróleo Brent, para entrega em agosto, abriu hoje em baixa, mas a cotar-se a 114,62 dólares no Intercontinental Exchange Futures (ICE) de Londres, menos 0,03% do que no encerramento da sessão anterior.