As ações do BES vão ser excluídas do PSI-20 a partir da próxima segunda-feira, dia 11 de agosto. A decisão foi tomada pela gestora da bolsa portuguesa, a Euronext Lisbon e confirmada pela TVI24.

Os títulos vão ser retirados da negociação com um valor de zero, tendo em conta que a informação disponível não permitiu estimar um preço fiável.

Segundo as regras do PSI-20, o título pode ser retirado ao valor da última negociação, que neste caso era de 0,12 euros, signicando que os títulos que ficariam ganhavam automaticamente peso na carteira. A outra opção seria estabelecer um preço intermédio, entre zero e os 0,12 euros.

Recorde-se que o BES perdeu a licença bancária e passou a ser apenas um conjunto de activos considerados tóxicos controlados pelos acionistas e credores subordinados.

Nas duas últimas sessões em que negociou em bolsa, ainda antes do resgate, o BES fechou a perder mais de 40%. A última cotação, antes de a negociação ter sido suspensa pela CMVM na sexta-feira passada, é de 0,12 euros por ação.