O Alibaba, gigante do comércio eletrónico chinês, estreou-se na bolsa de Nova Iorque (New York Stock Exchange) com as ações a valerem 92,70 dólares (72,2 euros), uma valorização de 36% relativamente à oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês), que determinou a venda das ações a 68 dólares (cerca de 53 euros).

Antes mesmo da empresa entrar na bolsa verificou-se um verdadeiro frenesi, com o valor indicativo a subir. A esta altura as ações já valem 98 dólares.

O gigante chinês ultrapassou o Facebook em capitalização do mercado, atingindo um valor de 228,5 mil milhões de dólares (178 mil milhões de euros).

Apesar da empresa ser desconhecida para a maioria dos americanos, na China é responsável por 80% das vendas online. A empresa faturou 3,7 mil milhões de dólares (2,9 mil milhões de euros) no ano acabado em março.

A empresa vale cerca de 168 mil milhões de dólares (131 mil milhões de euros), mais do que a Walt Disney e a Coca-Cola.