O Conselho de Redação da televisão deu parecer positivo à nomeação de Paulo Dentinho como diretor de informação, em substituição de José Manuel Portugal, segundo comunicado a que a Lusa teve acesso.

De acordo com a nota à redação, os membros eleitos do Conselho de Redação (CR) deliberaram «emitir parecer favorável em relação à nomeação do jornalista Paulo Dentinho para diretor de informação, nos canais nacionais e internacionais».

O CR realça «a importância de ter sido privilegiada uma solução interna para um cargo de elevada responsabilidade, escolha que valoriza de forma inequívoca o trabalho quotidiano da redação».

Os membros eleitos do CR «exprimem entendimento unânime de que o jornalista Paulo Dentinho é detentor de um currículo profissional exemplar, quer nas tarefas de repórter, quer em funções de chefia, circunstância que evidencia estarem asseguradas todas as condições para a prossecução da defesa intransigente dos valores do jornalismo de serviço público plural, isento e rigoroso».

O órgão representativo da redação disse ser de «salutar» a «relação de cooperação mantida com o jornalista José Manuel Portugal e restante direção de informação, ao longo do mandato que agora termina».

José Manuel Portugal foi esta quarta-feira ouvido na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC).
À saída, o diretor de informação exonerado escusou-se a fazer comentários.

Também esta quarta-feira o CR da rádio pública anunciou, num comunicado à redação, que apresentou queixa contra a administração da RTP no regulador ERC e no Sindicato dos Jornalistas por incumprimento das normas na exoneração Fausto Coutinho do cargo de diretor de informação e a nomeação de João Paulo Baltazar para o seu lugar.

Neste momento, a administração da RTP, representada pelo seu presidente, Gonçalo Reis, e pelo vogal Nuno Artur Silva, estão a ser ouvidos pelo regulador sobre as mudanças na estrutura organizativa da empresa divulgadas na passada sexta-feira.