A empresa que edita a versão norte-americana da revista Penthouse anunciou hoje que declarou falência, o que lhe deverá permitir chegar a um acordo com os seus credores para saldar dívidas no valor de 224,5 milhões de euros.

A FriendFinder Networks, sediada na Califórnia, perdeu 49,4 milhões de dólares (36,9 milhões de euros) no ano passado e 10,3 milhões (7,7 milhões de euros) no último trimestre.

A empresa disse ter alcançado um acordo com os seus principais credores para solucionar a situação, mas o texto deverá ainda ser aprovado por um tribunal do Estado de Delaware, na costa leste dos Estados Unidos.

Nos termos desse acordo, a empresa editorial verá as suas dívidas reduzirem-se a 50 milhões de dólares (37,4 milhões de euros), sendo os seus 300 milhões de dólares (224,5 milhões de euros) apagados.

«As nossas atividades prosseguirão de forma normal enquanto decorrer o processo», assegurou Anthony Previte, dono da FriendFinder Networks.

A Penthouse foi criada em 1965 no Reino Unido por Bob Guccione e implantou-se nos Estados Unidos quatro anos mais tarde.

A FriendFinder gere igualmente muitos sites da internet para adultos, entre os quais AdultFriendFinder.com e AsiaFriendFinder.com.