A Euronext Lisboa vai ter uma nova presidente executiva (CEO). Maria João Carioca Rodrigues passa da Caixa Geral de Depósitos, onde integrava a comissão executiva, para a liderança da bolsa portuguesa, sucedendo a Luís Laginha de Sousa.

Em comunicado enviado à CMVM, a Euronext detalha que a nomeação foi aprovada "por unanimidade".

Para além de integrar a comissão executiva da CGD, Maria João Carioca Rodrigues tinha ainda a seu cargo as funções do Marketing e das Tecnologias de Informação/Operações.

"A nova CEO da Euronext Lisbon tem uma vasta experiência no sector financeiro europeu. A sua comprovada experiência em funções executivas, combinando exigentes desafios de desenvolvimento de negócios com elevado desempenho operacional e as configurações de sistemas tornam-na a pessoa mais relevante para liderar as operações da Euronext em Portugal" 

Maria João Carioca Rodrigues (Fonte: Linkedin)

O mesmo comunicado especifica, ainda que a novas CEO inicia funções durante o segundo semestre de 2016, "depois de completar as suas atuais tarefas na CGD e receber as aprovações relevantes regulatórias e dos accionistas".

Até lá, Isabel Ucha e Rui Matos, atualmente CEO interinos da Euronext Lisbon e da Interbolsa, respetivamente, concordaram em permanecer nos até que Maria João Carioca Rodrigues seja então nomeada oficialmente.