Miguel Campos Cruz será, a partir de quinta-feira, o novo presidente da Agência de Competitividade e Inovação (IAPMEI), segundo um despacho da secretaria de Estado da Inovação, Investimento e Competitividade, publicado hoje em Diário da República.

Miguel Campos Cruz vai substituir no cargo Luís Santos Costa, cujo mandato terminou em maio de 2011.

O gestor, nomeado por um período de cinco anos, foi um dos três candidatos escolhidos pelo júri da CRESAP (Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública), entre 16 concorrentes, juntamente com Francisco Quesado e Pedro Miguel dos Santos Moreira.

Este último concorre agora para vogal, a par de Ana Maria Rodrigues e Rui Miguel Pinto, de acordo com a proposta da CRESAP de 14 de fevereiro.

Miguel Campos Cruz era vogal do conselho de administração do IAPMEI desde 2005, sendo também presidente da Agência de Inovação, vice-presidente da SPGM (Sociedade Portuguesa de Garantia Mútua), presidente da Assembleia Geral da FNABA (Federação Nacional de Business Angels) e professor na Universidade Católica Portuguesa e na Universidade Autónoma de Lisboa.

Anteriormente teve funções diretivas no PRIME (Programa de Incentivos à Modernização da Economia), POE (Programa Operacional da Economia), Programa Energia, Direção-Geral da Indústria (DGI) e Banco CISF.

Foi também jornalista no Semanário Económico.

É licenciado em Economia pela Universidade Católica Portuguesa e doutorado pela London Business School, da Universidade de Londres.