O lucro dos CTT recuou 44% no primeiro semestre, face a igual período de 2016, para 17,7 milhões de euros, divulgaram esta segunda-feira os Correios de Portugal.

Os CTT obtiveram um resultado líquido consolidado atribuível a acionistas dos CTT de 17,7 milhões de euros, valor 44% abaixo do atingido no primeiro semestre de 2016, correspondente a um resultado de 0,12 euros por ação e a uma margem líquida sobre os rendimentos operacionais de 5,0%", refere a empresa, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

"Se excluirmos os efeitos não recorrentes em ambos os períodos, o resultado líquido teria decrescido 22,8% para 26,4 milhões de euros", acrescentam os CTT.

A empresa justifica a queda dos resultados com a perda de receitas no valor de cinco milhões de euros com o fim do contrato com a Altice (dona da Meo) em 2016, com a "queda do tráfego de correio endereçado [de 5,6%] superior à estimada", e devido à aquisição da Transporta "com as respetivas integração e reestruturação actualmente em curso".

Além disso, "a evolução do Banco CTT ainda com impacto negativo nas contas consolidadas," também continua a contribuir negativamente para os resultados.

Banco CTT com proveitos de 3,5 milhões 

O Banco CTT obteve rendimentos de 3,5 milhões de euros no primeiro semestre, 15 meses depois de a instituição ter arrancado, anunciaram também esta segunda-feira os Correios de Portugal.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT referem que "decorridos apenas 15 meses desde a sua abertura ao público, em março de 2016, o Banco CTT está presente em todo o país em mais de 200 lojas e conquistou a confiança de mais de 185 mil clientes (tendo já atingido 200 mil clientes na terceira semana de julho), através da abertura de 147 mil contas de depósitos e à ordem".

Nos primeiros seis meses deste ano, o Banco CTT obteve 3,5 milhões de euros de rendimentos, valor que não é comparável com o obtido no ano passado, já que a entidade financeira arrancou em meados de março de 2016.