A Fátima deslocaram-se milhares de peregrinos para ver o Papa, logo dias antes das comemorações do 100º aniversário da aparição de Nossa Senhora de Fátima aos Pastorinhos. E em Fátima, em apenas cinco dias, entre 10 e 14 de maio, foram levantados mais de 1 milhão de euros nas caixas multibanco.

Segundo a SIBS, que gere a rede, foram efetuados cerca de 16 mil levantamentos nas 19 caixas automáticas disponíveis na localidade, totalizando mais de 1 milhão de euros. Por hora, para se ter uma ideia, contabilizaram-se mais de 130 levantamentos.

O pico máximo das operações de levantamento foi atingido no dia 12 de maio, com uma média de 280 levantamentos por Caixa multibanco, cerca de três vezes mais do que a média registada na Rede Caixas Multibanco em abril de 2017 (98 levantamentos por equipamento/dia)".

A SIBS adianta ainda, em comunicado , que comparando com mesmo período do ano passado houve um aumento de 9% no número e valor dos levantamentos na cidade.

Em termos de nacionalidades, o maior número de levantamentos e compras foi feito através de cartões de França, seguindo-se Estados Unidos da América, Reino Unido, Espanha e Suíça.

Se tivermos em conta não só Fátima, mas todo o concelho de Ourém, o balanço é, naturalmente, superior: 40.000 levantamentos, num valor superior a 2,2 milhões de euros.

Ao mesmo tempo, foram realizadas mais de 49.300 compras num valor de cerca de 2,4 milhões de euros. Por hora, houve, mem média, 330 operações para tirar dinheiro das máquinas e mais de 410 compras. Um aumento de 3% nos levantamentos e de 37% no número de pagamentos feitos por multibanco.