O Governador do Banco de Portugal afirmou que os contribuintes não vão pagar a venda do Novo Banco. Numa entrevista ao Expresso, Carlos Costa garantiu que quem irá suportar os custos com a venda do Novo Banco são os outros bancos do sistema.

Já sobre o facto de os contribuintes já terem pago o resgate de vários bancos, o Governador do Banco de Portugal respondeu de maneira irónica: “Se me der um endereço na lua para o qual se possa enviar a fatura do Novo Banco, eu mando”.

Na primeira entrevista em cinco anos, Carlos Costa respondeu ainda às críticas de que tem sido alvo por parte do primeiro-ministro.

Na passada quarta-feira, António Costa deixou fortes críticas ao governador do Banco de Portugal por estar a "arrastar" uma decisão relativamente aos lesados do papel comercial do Grupo Espírito Santo adquirido aos balcões do BES. 

"A situação que se tem vindo a arrastar, quanto a um mecanismo de solução da situação dos lesados do BES é, a todos os títulos, lamentável".

Um dia depois, o governador do Banco de Portugal mostrou-se disponível para falar do papel comercial com a CMVM e com o Governo.

A administração do Novo Banco anunciou esta semana um prejuízo de 980,6 milhões de euros em 2015.