Um conjunto de painéis intitulado «Cenas de Baile», pintado em 1891 por Columbano Bordalo Pinheiro, vai hoje a leilão, em Lisboa, pela leiloeira Veritas, com um valor base de 500 mil euros.

O Leilão de Antiguidades e Obras de Arte da Veritas Art Auctioneers vai decorrer a partir das 21:00, e uma das peças em destaque é este conjunto de cinco painéis de Columbano Bordalo Pinheiro (1857-1929), pertença de um proprietário privado.

O conjunto foi pintado para o antigo Palácio do Conde Valenças, em Lisboa, que adquiriu o edifício em 1883 - hoje a funcionar como hotel - e decidiram transformá-lo com a participação de dois importantes artistas portugueses que deixaram ali a sua marca: Rafael Bordalo Pinheiro e Columbano Bordalo Pinheiro.

Rafael Bordalo Pinheiro desenhou azulejos e mobiliário e Columbano pintou o teto do salão deste palácio e um conjunto original de sete painéis em óleo sobre tela que representa cenas de baile com a evolução da dança ao longo de diferentes épocas.

Os cinco que agora vão a leilão são compostos por um painel central com um grupo de nove figuras trajadas de baile, e quatro painéis mais pequenos com casais representando diferentes épocas, nomeadamente, a Belle Époque, o período Império, a época de Luís XV e de Luís XIV.

As dimensões das obras são de 250 centímetros por 251 centímetros (um dos painéis), dois com 250 por 105 centímetros e os outros dois de 250 por 90 centímetros.

A estimativa para venda em leilão pela Veritas ¿ com exposição a partir de quinta-feira - vai de 500 mil a 800 mil euros.