Há contribuintes que estão a tentar comunicar alterações ao agregado familiar no portal das Finanças, para efeitos de IRS, e que não estão a conseguir fazê-lo.

A TVI24 fez o teste e também não conseguiu terminar o processo. Deparámo-nos com bastante lentidão ao aceder à página de IRS para esse efeito e, clicando depois em "Comunicar Agregado Familiar", não aparece o formulário.

A outros contribuintes apareceu mesmo um erro.

Portal das Finanças

Questionámos o Ministério das Finanças sobre esta situação - até porque a própria tutela avisou ontem que o prazo para os contribuintes o fazerem termina a 15 de fevereiro, pelo que o tempo está a contar.

O ministério de Mário Centeno ficou de averiguar, mas disse ter conhecimento de que vários contribuintes conseguiram comunicar as alterações sem problemas e que poderia estar em causa, eventualmente, uma perturbação temporária ou dever-se ao browser utilizado.

Experimentámos com o Google Crhome e com o Internet Explorer e, em nenhum deles, conseguimos concluir o processo.

Quem já conseguiu, finalmente, comunicar as ditas alterações, nesta manhã de quarta-feira, teve de ter alguma paciência para a lentidão da página e tentar mais do que uma vez.