O índice de preços na produção industrial registou em agosto uma queda homóloga de 0,1% e uma variação nula face ao mês anterior, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em julho, a evolução homóloga da taxa foi de 1,1%, enquanto que em igual mês do ano anterior a variação foi de 1,2%.

O INE explica que a taxa de variação homóloga do índice de preços na produção industrial se situou em -0,1% em agosto, o que «representou um decréscimo de 1,2 pontos percentuais comparativamente à taxa observada em julho».

O instituto de estatísticas refere ainda que o índice da secção das Indústrias Transformadoras apresentou uma variação homóloga de -1,1% (0,4% no mês anterior), tendo contribuído com -0,9 pontos percentuais para a variação homóloga do índice total, enquanto a variação mensal foi nula em agosto.

Os agrupamentos de Bens Intermédios e de Bens de Consumo, por sua vez, registaram contributos negativos para a variação do índice global, -0,3 pontos percentuais no seu conjunto, em resultado das taxas de variação homóloga de -0,6% e de -0,2%, respetivamente, contra 0,1% e 0,7% em julho em ambos os casos.