O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, inicia este domingo uma visita à Índia, que prevê um encontro com a comunidade portuguesa e a participação numa reunião com homólogos de países da Europa e da Ásia.

O encontro com representantes da comunidade portuguesa residente em Nova Deli, capital indiana, composta por cerca de 40 pessoas está previsto para este domingo. No total, há cerca de 300 portugueses na Índia.

Na segunda e na terça-feira realiza-se a 11.ª reunião da ASEM, o principal fórum informal de contacto entre a Ásia e a Europa, que tem como tema «ASEM: Uma ponte de parceria para o crescimento e o desenvolvimento», disse à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).

Segundo a mesma fonte, nesta reunião Rui Machete pretende «estreitar laços com países emergentes da Ásia-Pacífico».

O ministro dos Negócios Estrangeiros pretende, neste encontro, «mostrar Portugal como um país exportador e também com excelentes oportunidades de investimento», acrescentou.

Rui Machete tem como objetivo mostrar, no setor das exportações, «a força de Portugal nos setores tradicionais, mas também em outras áreas, como as energias renováveis, as novas tecnologias, a biotecnologia e até as ciências do mar».

O governante intervirá na sessão plenária inaugural, subordinada ao tema «Crescimento Económico e Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Oportunidades na Ásia e na Europa».

Durante esta visita, o ministro vai ainda reunir-se com os seus homólogos da Índia, da Coreia do Sul, da Nova Zelândia e da Suíça, e também com a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros de Singapura e o secretário dos Negócios Estrangeiros da Austrália.