Há cada vez mais pessoas a comprar casas a pronto pagamento. De acordo com dados das três maiores imobiliárias a operar em Portugal (Remax, ERA Imobiliária e Century 21) mais de metade dos imóveis vendidos no primeiro semestre deste ano foram adquiridos sem recurso a financiamento.

Segundo o «Diário Económico», só na ERA, 75% das casas vendidas nos seis primeiros meses de 2013 foram pagas sem recurso a crédito, uma proporção em linha com o verificado no ano passado.

Já na Remax, cerca de 50% das 7.257 casas vendidas entre Janeiro e Junho, foram pagas com capitais próprios.

Na Century 21, por sua vez, cerca de mil dos 2.550 imóveis alienados na primeira metade do ano também foram sem recurso ao financiamento, um número que já equivale a mais de 40% do total de transações concretizadas.

Descontando os imóveis da banca, que representaram 42% das vendas da Century 21 no primeiro semestre, o rácio de vendas a pronto pagamento ainda é mais elevado, ascendendo a 70%.

A dificuldade de acesso ao crédito e a atratividade como investimento face a outras aplicações justifica o crescente peso da compra de casas sem recurso ao financiamento.