A agência de notação financeira Standard and Poor's informou esta quarta-feira que converteu o rating atribuído a Portugal em «não solicitado», continuando, no entanto, a avaliar a dívida da República Portuguesa.

Numa nota hoje divulgada no seu site, a Standard and Poor's explicou que, depois da não renovação do acordo com o Governo português, vai «manter o seu rating a Portugal numa base não solicitada».

«Vamos continuar a avaliar Portugal numa base não solicitada, porque acreditamos que temos acesso a informação pública suficiente e de qualidade confiável para apoiar a nossa análise e vigilância e porque acreditamos que há um interesse significativo do mercado neste rating não solicitado», lê-se na nota da Standard and Poor's.

A 17 de janeiro, a agência de notação financeira retirou a observação negativa do risco da dívida portuguesa (creditwatch negativo), mas manteve uma perspetiva negativa devido a riscos de instabilidade política e social, tendo mantido também o rating atribuído, de «BB».