O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse esta quinta-feira que «é prematuro declarar Vitória» sobre a crise económica na zona euro.

BCE mantém taxas de juro em 0,25%

Em conferência de imprensa a partir da sede do BCE, após ter sido conhecido que a taxa diretora se manteve no mínimo histórico de 0,25%, Draghi disse que a recuperação económica da zona euro está já aí, mas que ainda é «débil, modesta, frágil» e que existem riscos que podem minar essa recuperação.

Sobre a taxa de desemprego da zona euro, que se manteve nos 12% em novembro, o presidente do BCE disse que o único ponto positivo é a estabilização do valor.

A recuperação na zona euro está a ser impulsionada pelas exportações e surgem agora sinais de aumento da procura interna.

«Mas ainda é cedo para declarar qualquer vitória», afirmou Draghi.

O responsável pelo BCE disse ainda que «pioraram as expectativas da inflação a médio prazo» e as condições do mercado monetário a curto prazo e garantiu que a instituição está preparada «para atuar caso necessário» e aplicar «todos os instrumentos disponíveis para apoiar o financiamento à economia».