O Documento de Estratégia Orçamental (DEO), que foi esta segunda-feira aprovado em Conselho de Ministros, só será apresentado publicamente na terça-feira, disse à Lusa fonte governamental.

Documento de Estratégia Orçamental aprovado em Conselho de Ministros

Ao início da tarde, fonte do executivo admitia que o documento ainda fosse hoje apresentado, mas as alterações introduzidas na reunião desta manhã e a complexidade do DEO fizeram com que não fosse possível apresentá-lo hoje em tempo útil, precisou a mesma fonte.

Também a impossibilidade de a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, desmarcar a agenda relacionada com a presença dos elementos da troika que estão em Portugal no âmbito da 12.ª avaliação fizeram com que o Governo decidisse apresentar o DEO na terça-feira, acrescentou.

A hora da apresentação do DEO deverá ser anunciada na terça-feira de manhã.

O DEO é um documento que o Governo apresenta anualmente em abril, com as suas perspetivas para os anos seguintes, e este ano servirá para o Governo traçar a sua estratégia orçamental até 2018.

O documento deste ano deverá conter as medidas de consolidação orçamental para 2015, que totalizam cortes de 1.400 milhões de euros para o próximo ano, segundo já adiantou a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque.