A Uniplaces, uma plataforma global na Internet para o mercado de arrendamento para estudantes universitários, garantiu 2,8 milhões de euros na segunda ronda de investimento liderada pela britânica Octupus Investments, anunciou esta quinta-feira a empresa de raiz portuguesa.

«Após um rápido crescimento, a Uniplaces garantiu 2,8 milhões de euros na segunda ronda de investimento liderada pela empresa de capital de risco britânica Octupus Investments, com o objetivo de acelerar o investimento e criar uma marca com expansão a nível europeu», disse à agência Lusa Miguel Santo Amaro, um dos quatro cofundadores.

A Octupus Investments mostrou «o seu interesse continuado na marca» ao participar nesta ronda de investimento no capital da Uniplaces, refere em comunicado a empresa, que faz também menção à participação do ‘businness angel’ britânico Alex Chesterman, fundador e presidente-executivo do Zoopla Property Group (uma plataforma de imobiliário 'online') e do LOVEFILM, além do ´business angel` português Shiling Capital Partners.

Nesta ronda de captação de investimento participou ainda Rob McClatchery, antigo presidente do Programa de Parceria de Universitários e diretor executivo do Barclays Capital, que se juntou agora à administração como diretor não-executivo, segundo o comunicado.

Lançada em junho de 2013, a plataforma Uniplaces.com expandiu-se para Londres e Madrid, disponibilizando «um serviço fácil e seguro» para os estudantes universitários arrendarem, através da Internet, o local onde irão ficar.

Os proprietários, por sua vez, ao auferirem de rendimentos superiores à média por alugarem aos estudantes, também beneficiam do crescimento da Uniplaces, que já ultrapassou os 6 milhões de reservas para arrendamento de alojamento de estudantes nacionais e internacionais.

A entrada de capital na Uniplaces, no montante de 2,8 milhões de euros, vai permitir consolidar a sua presença em Portugal, Espanha e Londres e expandir a marca a seis novas geografias na Europa.

Numa primeira fase, à Alemanha, à Itália, à Holanda e, na fase seguinte, à França, à Bélgica e à Áustria.

A primeira ronda de captação de investimento da ‘start-up’, no valor de 900.000 euros, permitiu à Uniplaces expandir a sua plataforma Uniplaces.com a Londres e a Madrid.

A Uniplaces.com é uma plataforma 'online' global que tem protocolos de exclusividade e parcerias estratégicas com as universidades, o que também permite à ‘sturt-up’ ser reconhecida como «o portal oficial de arrendamento universitário» perante os seus clientes e «diferenciar-se no mercado», disse à agência Lusa Miguel Santo Amaro.

De acordo com Miguel Santo Amaro, o mercado de alojamento universitário tem sido historicamente «informal, fragmentado e localizado», dificultado pelas transações fora da Internet, o que tem levado a que a comunidade universitária se confronte com «um processo de arrendamento caro e demorado» e em que há falta de «informações claras e de confiança».

A Uniplaces foi lançada pela primeira vez em Lisboa, em 2012, com o sítio na Internet a expandir-se até incluir Londres e Madrid.

Atualmente, a plataforma recebe reservas de mais de 85 países, entre os quais o Brasil, Alemanha, Rússia, China, Canadá, Espanha, Itália e a Austrália.

A empresa foi criada por uma equipa de quatro jovens empreendedores, Ben Grech, Mariano Kostelec, Leo Lara e Mariano Santo Amaro.