O parlamento grego vai passar as propostas apresentadas pelo governo grego aos credores internacionais, antecipou o porta-voz do grupo parlamentar do Syriza esta sexta-feira, citado pela Reuters.

Atenas  enviou esta quinta-feira novas propostas, com as quais espera conseguir a aprovação de um terceiro resgate financeiro ao país, que terá a duração de três anos.

Os credores têm até sábado de manhã para avaliar a proposta. Nesse dia, às 9:00, haverá uma reunião técnica do grupo de trabalho do euro e às 14:00 começará o Eurogrupo.  Domingo é o dia de todas as decisões: os chefes de governo da zona euro vão reunir-se às 15:00, hora de Lisboa, numa cimeira de países do euro. Segue-se o Conselho Europeu, com os líderes da União Europeia, às 17:00 de Lisboa. 

Esta quinta-feira Alexis Tsipras pediu o voto favorável ao parlamento, que vai discutir a questão esta sexta-feira.
Questionado sobre se haverá acordo, Nikos Filis disse aos jornalistas:


“Certamente. Hoje vamos discutir a questão no parlamento”


Também o ministro do interior está otimista que a Grécia vai conseguir “um bom acordo”.


“Estamos otimistas num bom acordo. Vamos discuti-lo e estou otimista de que tudo vai correr bem”, referiu Nikos Voutsis aos jornalistas.


A Alemanha admitiu esta quinta-feira que a Grécia precisa de uma reestruturação da dívida como parte integrante de um novo programa de assistência financeira, com vista a tornar a sua economia mais viável.