Os líderes da zona euro não deverão tomar uma decisão formal sobre a Grécia esta segunda-feira, sublinhou a chanceler alemã Angela Merkel, lembrando que a semana ainda agora começou.

“Se for necessário, ainda há muitos dias desta semana para tomar decisões”


A responsável lembrou que sem um pré-acordo entre a Grécia e os credores internacionais, a cimeira desta noite pode não ser mais do que um fórum de discussão.

“ Se houver uma recomendação feita pelas três instituições, então isso pode levar a decisões. Se houver - e o tempo para apresentar recomendações é curto - então a cimeira de líderes será semelhante a uma dos ministros das Finanças: será só uma reunião consultiva”


Merkel defende que a posição do governo alemão é de solidariedade, sublinhando que os esforços das partes têm de ser visíveis.

O Ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta segunda-feira aos jornalistas que o Eurogrupo não tem novas propostas de Atenas para trabalhar. 

O primeiro-ministro grego disse esta segunda-feira em Bruxelas, que é tempo de encontrar uma "solução substancial" que permita à Grécia voltar ao crescimento dentro da zona euro.