O Eurogrupo vai reunir-se esta quarta-feira a partir das 18:00, hora de Lisboa, anunciou um porta-voz de Jeroen Dijsselbloem. A informação já está confirmada na página oficial.

Entretanto a Comissão Europeia voltou a reiterar que se houver acordo a Comissão Europeia oferece a Atenas 35 mil milhões de euros para ajudar a economia.


A Comissão está a preparar um pacote sobre isto. O pacote e os 35 mil milhões de euros estão condicionados, obviamente, a um acordo, adiantou spokeswoman Annika Breidthardt, citada pelo The Guardian.


Já esta segunda-feira o presidente da Comissão tinha dito aos jornalistas que a instituição estava a “oferecer” 35 mil milhões de euros para recuperar a economia grega.

A pouco mais de uma semana do fim do programa de resgate e da data limite para o pagamento de 1.6 mil milhões ao FMI, a Grécia deu um passo em frente nas negociações e conseguiu, finalmente, agradar aos credores internacionais, que parecem também ter cedido em algumas exigências. 

Na manhã desta terça-feira, o comissário europeu Pierre Moscovici reforçou a ideia otimista de a Grécia e os credores estão muito próximos de um acordo. Também esta manhã o  Banco Central Europeu voltou a aumentar o financiamento de emergência à banca grega pela quarta vez em menos de uma semana. 

No final da cimeira de líderes da Zona Euro, que se seguiu a um Eurogrupo, foi avançado que o mais certo é que o acordo final seja fechado numa nova reunião já marcada para esta quarta-feira, e que será apresentado na quinta.