A Infraestruturas de Portugal anunciou esta quarta-feira a adjudicação da empreitada de modernização do troço ferroviário Alfarelos-Pampilhosa, na Linha do Norte, região Centro, por 30,5 milhões de euros e um prazo de execução de cerca de dois anos.

Trata-se, segundo o organismo público, da renovação integral da via entre as estações de Alfarelos (Soure, Coimbra) e Pampilhosa (Mealhada, Aveiro), numa extensão de 40,22 quilómetros.

"Inserida na reabilitação e modernização da Linha do Norte, que integra o Corredor Atlântico e é estratégica para a movimentação de mercadorias e passageiros, esta é uma intervenção prevista no âmbito do PETI3+, que tem como objetivo dotar o troço de condições homogéneas de exploração, aumentando os níveis de segurança e fiabilidade da infraestrutura", refere a IP, em comunicado.

A empreitada compreende os trabalhos de renovação integral de via, eletrificação, reabilitação dos sistemas de drenagem e o alteamento de plataformas de passageiros e dá sequência às intervenções concluídas neste troço, em maio de 2013.

A intervenção foi adjudicada ao consórcio DST/OPWAY, por 33% abaixo do preço base do concurso, que foi lançado por cerca de 40 milhões de euros.

As obras, que devem arrancar no início de 2016, estão integradas num conjunto de investimentos na Linha do Norte, que totalizam 400 milhões de euros, com financiamento comunitário.