As exportações de bens aumentaram 0,7% e as importações 0,3% no trimestre terminado em janeiro deste ano, face a igual período do ano passado, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de estatística (INE).

Segundo o INE, o défice da balança comercial de bens atingiu 2.478,4 milhões de euros, uma queda de 28,9 milhões de euros face ao período homólogo. A taxa de cobertura aumentou para 82,5% (mais 0,3 pontos percentuais em termos homólogos).

Já em termos das variações homólogas mensais, em janeiro de 2016 as exportações caíram 1,5%, devido ao comércio extra-União Europeia (UE), dado que as exportações Intra-UE aumentaram.

As importações recuaram 1%, devido à evolução registada nas importações originárias dos países extra-UE. Excluindo os combustíveis e lubrificantes, em janeiro de 2016 as exportações desceram 0,4% e as importações aumentaram 5,6% (respetivamente mais 0,4% e mais 5,8% em dezembro de 2015).

Face ao mês anterior, as exportações aumentaram em janeiro 3%, devido à evolução do comércio intra-UE, dado que as exportações extra-UE diminuíram.

As importações decresceram 7,9%, sobretudo devido à redução registada nas importações intra-UE.