A confiança empresarial na Alemanha aumentou em março para o máximo dos últimos oito meses, com o otimismo a crescer face às perspetivas para a maior economia europeia, anunciou esta quarta-feira Instituto de Investigação da Económica alemão (Ifo).

Segundo um comunicado do instituto, o índice Ifo de confiança empresarial na Alemanha melhorou em março para 107,90 pontos em março, o nível mais elevado desde julho de 2014.

Em março, o índice Ifo subiu pelo quinto mês consecutivo e foi superior às estimativas dos analistas.

«As empresas estavam mais satisfeitas com a situação atual e estão bem mais otimistas em relação ao futuro desenvolvimento dos negócios», afirmou o presidente do Ifo, Hans-Werner Sinn.

«A economia alemã continua a crescer», disse.


O índice de confiança empresarial Ifo é calculado com base nas respostas de cerca de 7.000 empresas dos setores industrial, da construção, de vendas por grosso e a retalho em relação à situação da atividade atual e às perspetivas para os próximos seis meses.

Enquanto o índice Ifo para a situação atual subiu de 111,3 em fevereiro para 112,0 pontos em março, o índice Ifo para as perspetivas para os próximos seis meses registou um acréscimo de 1,4 pontos face a fevereiro, ao subir para 103,9 em março.