José Félix Morgado, atual presidente da distribuidora de papel Inapa, deverá ser o novo homem forte do Montepio, apurou a TVI. O nome deve ser anunciado oficialmente na próxima-semana.

 

Oficialmente, o banco não quis comentar a possibilidade de José Félix Morgado vir a ser o próximo presidente do Montepio, mas a TVI sabe que o convite está feito.

 

Esta terça-feira, soube-se que Teixeira dos Santos recusou o convite para ser o futuro presidente do banco, quando parecia tudo bem encaminhado para o antigo ministro das Finanças assumir a liderança do Montepio. Depois da desistência de Teixeira dos Santos, José Félix Morgado é, neste momento, o único candidato à presidência do banco.

 

Em comunicado, Teixeira dos Santos explica que, após uma prolongada reflexão, achou por bem não aceitar o convite feito pelo atual presidente do banco. Apesar do desafio ter sido colocado ao ex-ministro das finanças em novembro do ano passado e renovado em março, Teixeira dos Santos declinou o convite.

 

A decisão foi transmitida ao Montepio e, logo depois, começou a ser procurada uma alternativa. Chegou a pensar-se que havia quatro candidatos ao cargo, mas ao que a TVI apurou há apenas um e foi convidado pessoalmente por Tomás Correia.

 

Há 15 dias, o banco apresentou os resultados trimestrais, houve uma queda nos lucros de 72,5% para 9,8 milhões de euros.