Jorge Gaspar é o nome escolhido pelo Governo para liderar o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) que, desde Julho, estava sem presidente na sequência da remodelação governamental que levou à saída de Octávio de Oliveira para o cargo de secretário de Estado do Emprego, apurou o Diário Económico.

A indicação do novo presidente do IEFP foi apresentada ontem aos parceiros sociais, pondo, assim, um ponto final na indefinição de cinco meses no sucessor de Octávio Félix de Oliveira na presidência do instituto que tem como missão promover a criação e a qualidade do emprego e combater o desemprego, através da execução das políticas ativas de emprego e formação profissional.

Jorge Gaspar pertenceu ao gabinete do ex-secretário de Estado do Trabalho Luís Pais Antunes (nos governos de Durão Barroso e Santana Lopes), tendo em 2004 assumido a presidência do Instituto para a Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho (ISHST). Especialista em emprego e trabalho, Jorge Gaspar é professor da Universidade Lusíada, e foi chefe de gabinete do ex-secretário de Estado da Administração Local e Reforma Administrativa, Paulo Júlio.