Nos primeiros meses de 2016, os portugueses aumentaram o número de reservas em hostels de todo o mundo. O Hostelworld, maior site mundial de marcação de hostels registou um aumento de 15% em relação ao mesmo período do ano passado.

A cidade de Londres, em Inglaterra, lidera a preferência dos portugueses. Amesterdão, na Holanda, vem logo a seguir e Lisboa ocupa a terceira posição entre os destinos mais procurados. Barcelona (Espanha), Porto, Berlim (Alemanha), Madrid (Espanha), Roma (Itália), Dublin (Irlanda) e Paris (França) compõem o top 10 dos destinos turísticos onde os portugueses têm feito mais reservas.

Segundo os dados do Hostelworld a que a TVI24 teve acesso, as mulheres portuguesas preferem viajar para Praga, na República Checa, ou Viena, na Áustria. Já os homens portugueses escolhem mais Dublin e Madrid.

De fora para dentro, são os alemães que mais têm procurado hostels para se hospedar em Portugal. Nos registos do Hostelworld, seguem-se os norte-americanos e os canadianos. Os turistas brasileiros ocupam a quarta posição e os franceses fecham o top 5. Ingleses, australianos, espanhóis, portugueses e italianos completam a lista.

A capital Lisboa e o Porto são as cidades mais visitadas pelos turistas que ficam alojados em hostels. Lagos e Faro, no Algarve, e Funchal, na Madeira, também estão entre os destinos favoritos. Coimbra, Ponta Delgada, nos Açores, Sintra, Albufeira e Évora são outras das cidades portuguesas mais procuradas.

Quanto aos destinos que mais cresceram no ano passado, destacam-se a cidade de Braga, com um aumento de visitas de 450% em relação a 2014. A Maia, no Porto, Ponta Delgada, Évora e Guimarães também cresceram nas marcações de hostels.

Portugal continua a ser também um dos países mais procurados por quem anda de mochila às costas. No ranking do Hostelworld ocupa o 12.º lugar a nível mundial. No que diz respeito aos hostels, a elevada qualidade mantém-se, a avaliar pelos prémios atribuídos já este ano, em janeiro, pela plataforma online com sede em Dublin.

Nos Hoscars 2016, que distinguiram os alojamentos com melhores avaliações dos clientes, o Home Lisboa Hostel ganhou o prémio de melhor hostel médio do mundo.