A SATA vai reforçar as ligações aéreas para a Horta aos fins de semana, com mais dois voos inter-ilhas ao sábado e dois ao domingo, anunciou o secretário regional do Turismo e dos Transportes.

Na prática, trata-se de uma reposição – a partir de 21 de novembro - de voos que tinham desaparecido neste inverno, em relação ao anterior, gerando críticas na ilha do Faial, que tem a Horta como único concelho.

Atualmente, com as mudanças feitas este ano, passam pelo aeroporto da Horta um voo ao sábado e outro ao domingo, no âmbito da ligação Ponta Delgada-Terceira-Horta-Terceira-Ponta Delgada.

Agora, além de manter este voo, a infraestrutura vai voltar a receber, em cada um destes dias, uma ligação direta a partir de Ponta Delgada e outra com passagem em várias ilhas que inclui as Flores (antes e depois do Faial).

Vítor Fraga falava aos jornalistas no final de uma reunião realizada na Horta, a pedido do presidente da Câmara Municipal, José Leonardo Silva, que já tinha manifestado o seu desagrado pela redução de voos prevista no horário de inverno da companhia aérea açoriana em relação à ilha do Faial. Já estava em vigor

"Concluiu-se pela necessidade de reforçar as ligações com a Horta ao fim de semana, passando de um para três voos [por dia] e dando ligação direta às Flores", explicou o governante, citado pela Lusa. Haverá também alterações nas ligações entre a Horta e a ilha do Corvo dois dias por semana.

No seu entender, estas alterações permitem "melhores condições de mobilidade para todos os açorianos" e vêm dar resposta às críticas feitas por diversas autarquias e pelos empresários locais.

"Naturalmente que estamos sempre dispostos para avaliar aquilo que está menos bem e corrigir", esclareceu Vítor Fraga, recordando que este foi o primeiro ano em que estão em vigor as novas obrigações de serviço público no transporte aéreo inter-ilhas.

À saída do encontro, José Leonardo Silva manifestou a sua satisfação pelo anúncio, que considerou ser "positivo".

"Era necessário este reforço, no sentido de reforçar também a nossa ligação à ilha das Flores, ao fim de semana", sublinhou o autarca socialista, lembrando que esta solução vem de encontro às reivindicações do município.

"Com estes três voos, é possível reforçar a mobilidade e também reforçar um equipamento de grande importância que temos no Faial, que é o Hospital da Horta, que é um hospital central para as ilhas das Flores e do Corvo", insistiu José Leonardo.

Além da Câmara Municipal, a Assembleia Municipal da Horta e a Câmara do Comércio e Indústria da Horta já tinham manifestado publicamente o seu desagrado pela redução de viagens previstas no horário da SATA aos fins de semana para a ilha do Faial.