O preço de venda de casas desceu novamente em fevereiro, registando uma baixa de 0,1% em relação ao primeiro mês de 2014, segundo o índice Confidencial Imobiliário, baseado em dados de mediadoras.

Em nota divulgada hoje, é indicado que o abrandamento na variação mensal foi maior nas casas usadas, com uma baixa de 0,3%, enquanto no setor da habitação nova a fatura aumentou 0,1%.

Em janeiro, os preços tinham baixado 0,3% em janeiro.

Os dados indicam preços negativos na comparação homóloga, com uma desvalorização de 0,7% em fevereiro face ao mesmo mês de 2013.

Porém, a descida recuperou 0,2 pontos percentuais face à variação homóloga registada em janeiro.

Em termos homólogos, as casas novas apresentaram em fevereiro preços 0,9% acima dos registados no mesmo mês de 2013, enquanto nas usadas houve uma queda de 1,8%.

Na Área Metropolitana do Porto, após três meses com descidas mensais, o preço das casas subiu 1,1% em janeiro face ao mês anterior.

Porém, em termos homólogos, os preços mantiveram-se em terreno negativo (-1,2%). As casas novas nesta região apresentaram preços 0,4% acima dos registados em janeiro, enquanto em termos homólogos o indicador foi negativo (-1,3%).

Os preços dos usados subiram 1,7% entre janeiro e fevereiro, mas na comparação homóloga houve uma queda de preços de -1,1%.

O índice Confidencial Imobiliário baseia-se na informação disponível no portal LardoceLar.com, que agrega a carteira de mais de 1.400 empresas de mediação imobiliária, numa oferta total acumulada de cerca de 500 mil imóveis.