Mais de 60% dos europeus são os proprietários da casa ou do apartamento em que vivem, segundo um estudo realizado pela RE/MAX Europe em 16 países europeus, citado pela Reuters. Mais de um terço dos 8.000 inquiridos afirmou viver em casa própria e 25 % num condomínio.

Enquanto a maioria dos europeus que vive em casa própria reside na Grã-Bretanha, nos Países Baixos e na Itália, já os suíços, os alemães e os austríacos, pelo contrário, preferem alugar casa. Em média, os europeus gastam 40 % dos seus rendimentos com a habitação, incluindo-se nessa percentagem a renda, o pagamento do empréstimo e custos de utilização e conservação.

A maior parte dos inquiridos partilha um apartamento ou uma casa com o seu parceiro, os seus filhos ou os seus pais. 15 % dos inquiridos vivem sozinhos, sobretudo na Suécia, na Alemanha, na Áustria ou na Suíça. Já na Eslováquia ou na Turquia, pelo contrário, menos de 5% dos inquiridos vivem sozinhos.

Os inquiridos declaram estar dispostos a gastar, no máximo, 40 % dos seus rendimentos com a habitação, o que corresponde aproximadamente aos custos com a habitação atualmente já dispendidos pelos europeus.