O ministro das Finanças grego, Yanis Varoufakis, disse esta quarta-feira que acredita que os ministros das Finanças da zona euro vão aprovar o pedido de extensão do empréstimo de Atenas ainda esta semana.
 
O governante está mesmo confiante no «ok» do presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem.
 
«O pedido será escrito de forma a satisfazer, tanto o lado grego, como o presidente do Eurogrupo, disse Varoufakis esta quarta-feira.
 
 «Se se continuarmos assim amanhã teremos uma boa conclusão a nível técnico…e sexta, através de uma teleconferência, teremos a aprovação da posição grega», concluiu.
 
A Grécia vai submeter já esta quinta-feira um  pedido à zona euro para que seja estendido o empréstimo ao país por mais seis meses. Inicialmente foi divulgado que esse pedido poderia ser anunciado já hoje, mas acabou por ser adiado. 

Entretanto, a   Comissão Europeia aguarda uma proposta escrita de Atenas antes de se pronunciar sobre uma eventual prorrogação do programa de ajustamento.  

Recorde-se que já houve duas reuniões do Eurogrupo que terminaram sem qualquer entendimento. Ainda ontem o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, afirmou que a «Grécia não aceita ultimatos». 

Saiba aqui as propostas que a Grécia quer e promete.