O primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras, assegura que a Grécia e os parceiros europeus estão “próximos” de chegar a um acordo, o qual poderá ser alcançado já na próxima semana.
 
“Penso que até 9 de Maio vamos ter um acordo", disse o governante em entrevista à televisão Star TV, citado pela Bloomberg.
 
“O nosso objetivo é chegar a um primeiro acordo esta semana se tal for possível ou o mais tardar já na próxima semana. Acredito que estamos próximos”, adianta o primeiro-ministro.
 
Desde fevereiro que o Governo liderado por Alexis Tsipras está em negociações com os credores sobre as reformas estruturais e as medidas de consolidação orçamental a executar em contrapartida de ajuda financeira.  

Apesar de o Governo helénico já ter apresentado várias listas com propostas, as instituições continuam a exigir medidas mais 'aceitáveis', sobretudo em termos de finanças públicas, pensões, legislação laboral e privatizações.  
 
O tempo está a esgotar-se para a Grécia. Atenas continua à espera do desbloqueio de mais uma tranche de ajuda financeira, superior a sete mil milhões de euros.