logotipo tvi24

Irlanda: Grécia devia fazer referendo ao euro

País já em novembro poderia ter avançado com consulta popular sobre acordo alcançado em Bruxelas

Por: Redacção    |   2012-05-16 13:54

Numa altura em que se equaciona cada vez mais a saída da Grécia do euro, são os gregos quem se deveria pronunciar sobre isso. Querem ficar na moeda única e em que condições? A sugestão de referendo é dada pelo ministro das Finanças irlandês.

A Irlanda já convocou uma consulta popular para 31 de maio sobre a ratificação do novo tratado da União Europeia.

Na opinião do ministro irlandês Michael Noonan o «sim» da Irlanda ao texto comunitário pode gerar confiança entre os países da UE e respeito dos mercados internacionais sobre a capacidade do executivo de Dublin para resolver os problemas económicos da Irlanda.

«O exemplo contrário», disse Noonan, seria a Grécia, que devia ter seguido em frente quando, em novembro de 2011, anunciou que ia referendar o acordo alcançado com Bruxelas sobre o resgate financeiro.

«Talvez devesse celebrar um referendo agora», afirmou, citado pela Lusa, sublinhando que todos os Estados-membros da UE querem que a Grécia permaneça no euro.

Noonan disse também que os atuais problemas de Atenas «são mais democráticos do que económicos» dada a dificuldade que tem para formar Governo, acrescentando que uma eventual saída da Grécia da Zona Euro teria pouca influência na Irlanda.

«Na compra semanal dos irlandeses, além do queijo feta (queijo de fabrico grego) quais são os outros produtos que os gregos põem à venda?», perguntou.

Partilhar
Mais sobre este tema
EM BAIXO: Grécia (EPA)
Grécia (EPA)

Skoda Citigo chega a Portugal
Preços arrancam nos 9.545 euros
Veja as capas dos jornais de hoje
Revista de imprensa deste sábado
Governo: áreas-chave que vão criar emprego em 2013
Ministério da Economia aponta 14 setores que estarão em destaque durante este ano «particularmente difícil»
EM MANCHETE
Deu mais Bayern
Equipa de Munique venceu Dortmund por 2-1 na final da Liga dos Campeões em Wembley
«Renegociar défice de 4 para 4,5% pode não ser suficiente»
Mota Soares está «convicto» que TSU dos pensionistas não avança
PUB