O Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, vai assinar esta terça-feira com os seus homólogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) a Convenção Multilateral de Segurança Social da CPLP.

A assinatura vai decorrer numa reunião dos Ministros do Trabalho e Assuntos Sociais da CPLP, que decorre hoje em Genebra, na Suíça, à margem da 103.ª Sessão da Conferência Internacional do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), divulgou à Lusa fonte do gabinete do ministro da tutela.

Os Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais da CPLP irão debater vários aspetos das políticas de cooperação mútua, particularmente a promoção do trabalho e a cooperação sul-sul e triangular.

Pedro Mota Soares, que se faz acompanhar pelo secretário de Estado do Emprego, Octávio de Oliveira, vai ainda participar na reunião da OIT e terá encontros bilaterais com os ministros do Trabalho francês, espanhol, mexicano, brasileiro e angolano.

Com o governante angolano, o ministro pretende debater o futuro instrumento de cooperação entre Portugal e Angola em matéria de emprego, formação profissional e condições de trabalho.

Mota Soares terá ainda um encontro de trabalho com o secretário-geral da OIT, Guy Ryder.